top of page

Novos recordes, disputas acirradas e águas pesadas, foi assim a terceira edição do Kialoa Paddle Cha


Pelo terceiro ano consecutivo o Yacht Club Paulista, na Represa Guarapiranga, recebeu o Kialoa Paddle Challenge. Prova que já se firmou no calendário nacional como o maior desafio de SUP, OC, Surfski e Paddleboard do Brasil em águas abrigadas, mais uma vez desafiou os remadores a enfrentarem 21km de águas pesadas, onde o objetivo é muito mais do que vencer, é de se superar!

Localizada na capital paulista, a Represa Guarapiranga contribuiu novamente para uma prova extremamente desafiadora. Sem praticamente nenhum vento durante todo o percurso, todas as disputas foram decididas no braço.

Este ano tivemos mais uma modalidade estreante, o paddleboard, já contando com alguns dos principais atletas da cena nacional da modalidade. Outra novidade foram as camisetas diferenciadas para os atletas recordistas de cada modalidade do KPC, na cor amarela e com o número 1 no peito, todas traziam nas costas as marcas de cada um dos recordistas.

A largada aconteceu às 9h45min. No formato de largada única, SUPs, canoas, surfskis e paddleboards lotaram a frente do YCP para um belo inicio de prova. As disputas foram acirradas em todos os pelotões de todos os esportes.

No Surfski, David Levi, Robert Almeida e o campeão e recordista de 2016, José Marcos Mendes Filho,

protagonizaram uma incrível disputada, sem diminuir o ritmo em nenhum momento, os três atletas foram brigando pela primeira colocação até o 18º quilômetro, quando José Marcos e Robert passaram a disputar um contra o outro a primeira colocação. O recorde já estava batido, ambos remaram muito forte durante todo o percurso, só restava saber quem venceria. Atleta da casa, Robert levou vantagem por estar acostumado com as águas pesadas da represa, nos metros finais chegou a abrir um barco de distância de José Marcos, que logo se recuperou e chegou apenas 2 segundos atrás de Robert. Com o tempo de 1h39min59seg, Robert se tornou o novo campeão e recordista da prova.

No surfski feminino, Rayssa Corrêa Silva liderou de ponta a ponta. A atleta conquistou o bicampeonato do KPC e bateu seu próprio recorde, fechando os 21km em 2h05min29seg.

Nas canoas a disputa ficou entre Refael Leão, Murilo Pinhiero, Rogério Mendes e Rafael Santacreu. Os quatro remadores estiveram muito próximos durante grande parte do

percurso, No fim, Rafael Le

ão, campeão e recordista de 2015, conquistou seu segundo título da prova, estipulando um novo recorde: 1h46min37seg, tempo 5min e 20segs menor do que o cravado por Rafael Santacreu em seu título de 2016.

A disputa feminina ficou entre Marta Terra, Francineia Matos e Yasmin Pimenta, que fecharam a prova em 1ª, 2ª e 3ª respectivamente. Marta Terra foi mais uma atleta a bater o recorde da prova, com 2h06min41seg.

O SUP foi novamente dividido entre categorias 12’6” e 14”. Na 12’6”, Marinho Cavaco e Luiz “Animal” Guida protagonizaram uma disputa um a um durante toda a prova. No quilômetro final, Animal deu um forte sprint, deixando Marinho para trás, conquistando o bicampeonato e estipulando mais um novo recorde com 2h12min41seg, diminuindo em 2min44seg seu próprio recorde e garantindo a camisa amarela em 2018.

A atleta Raquel Daoud, campeã da categoria SUP 14’ em 2015, da qual detém o recorde desde então, e campeã e recordista da categoria 12’6” em 2016, levou pra casa mais um título e mais um recorde do KPC. Remando muito forte, a atleta disputou com Tatá Silva os primeiros 8km de prova, porém, mais uma vez Raquel levou a melhor, conquistando seu terceiro título do Kialoa Paddle Challenge e baixando seu tempo para 2h30min42seg.

Na categoria SUP 14’, Itamar do Carmo, atual campeão brasileiro na modalidade, fez sua estreia nos 21km do Kialoa Paddle Challenge. Mesmo sendo um atleta que treina principalmente no mar, Itamar não se intimidou com as águas lisas e espelhadas da Represa Guarapiranga e mostrou que está com a força nos braços em dia, conquistando o título e o recorde da prova, que até então pertencia a Arthur Santacreu, estipulado em 2015. Agora a nova marca é de 2h17min46seg.

Claudia Del Corto conquistou o bicampeonato da categoria SUP 14’ Feminino, porém o recorde continua sendo o estipulado por Raquel Daoud em 2015.

Categoria estreante na competição, o paddleboard colocou a prova toda a força dos remadores desta modalidade, uma das mais sofridas do remo. Thiago Nelber foi o grande vencedor, estipulando a marca de 2h50min30seg, primeiro recorde do paddleboard no KPC. Além disso, não podemos deixar de destacar o paratleta Sergio Lucas da Silva, que completou os 21km do Kialoa Paddle Challenge na raça, sem nunca demonstrar nenhum indicio de que não terminaria a prova! Fez bonito e chegou ao fim sendo recebido por diversos remadores de todas as modalidades, escoltando-o até a linha de chegada.

De premio para todos os 130 atletas que completaram a prova, a tradicional canoa de cerveja e a deliciosa macarronada da Dona Tereza para reporem as energias! O clima no Yacht Club Paulista era de total amizade e descontração, ingredientes clássicos que fazem parte dos nossos esportes a remo. O Kialoa Paddle Challenge retorna agora dia 25 de agosto de 2018, introduzindo mais uma modalidade, a V1 e abrigado as categorias Super Master (50+).

Todos os resultados você encontra em www.kpcbrasil.com

Se preparem! Até o ano que vem!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page